segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Sustentabilidade e Moda

Porque resolvi falar desse assunto aqui?! (acho que é falta de dinheiro! rs)
Mas enfim, tirando a brincadeira, resolvi entrar no assunto porque tudo no mundo está voltado pra sustentabilidade, e o mercado da moda também percebeu a necessidade de "entrar nessa onda" aderindo às causas e mostrando que entende o que acontece no mundo de hoje...e as pessoas tem que ter consciência disso também! 

Mas e o que tem a ver moda e sustentabilidade? Dá pra ser sustentável num mercado que prega o descarte e o consumismo?

De acordo com um artigo que li no site da Revista Sustentabilidade: "sustentabilidade não combina com o mercado de moda por conta de uma incompatibilidade de premissas; enquanto a sustentabilidade exige parcimônia, reaproveitamento e, portanto, maior duração das mercadorias, a moda se baseia justamente na temporalidade das coleções, no descarte rápido das peças e sua substituição pelas novas tendências, numa espiral fundamentada no consumismo". Triste né?

No entanto, o mercado da moda está preocupado também com a sustentabilidade, e prova disso é que vira-e-mexe vemos na mídia grandes marcas lançando coleções com materiais reciclados ou lançando materiais ecologicamente corretos (um exemplo é a Osklen). Isso pode ainda ser pouco, mas já é alguma coisa e pode vir a tornar-se algo muito maior.

O que enjoa no guarda-roupa de uma pessoa pode ser o objeto de desejo de outra! E se não interessar para ninguém, vai para uma instituição de caridade para cumprir a função prioritária de qualquer peça de roupa, que é nos vestir.

Começam a surgir lojas com preocupação e consciência, pensando no "coletivo",e uma delas é a loja  Super Cool Market, uma loja que vende, troca e compra peças semi-novas de suas clientes, além de oferecer coleções próprias. A idéia é  mostrar que é possível superar o padrão vigente, pelo qual uma peça de roupa só pode ter um único dono. Lá as peças usadas compradas de clientes passam por uma triagem para que a loja possa manter seu posicionamento de oferecer peças diferenciadas. E o que não é vendido na loja é doado a instituições. 

Ao fazer isso num bairro de São Paulo que lança tendências (Vila Madalena) e em um espaço fashion, o Super Cool contribui para criar uma nova percepção do mercado da moda, ensinando os clientes, na prática, que moda, reuso e reciclagem não se excluem ou diferenciam entre si.
Fora isso, você pode também reutilizar suas peças antigas ou que já enjoou, transformando-as em novas... basta um pouco de criatividade e ousadia para transformar o velho em novo, e lançar suas próprias tendências! E, mesmo acompanhando e seguindo as tendências atuais, transformar o velho em novo é 'up-to-date', e vale a pena arriscar!
E esse é meu recado de hoje!
Beijos mil!

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