terça-feira, 2 de outubro de 2012

Gabrielle "Coco" Chanel!!!

Hello!!!!!
Gente, resolví vir aqui hoje para falar um pouco sobre a maior estilista de todos os tempos (em minha humilde opinião! rs): Gabrielle Chanel!!
Quando fiz meu curso de Estilo (pós facul de design de produto), cheguei a fazer um trabalho sobre ela, e fui me interessando cada vez mais pela imagem, pelo exemplo e por tudo que ela representou e até os dias atuais representa não só no mundo da moda, mas no modo de agir e pensar de muitas mulheres! Ela realmente é um ícone e fez história por merecer! 
Mas enfim, fiz um trabalho a respeito dela, depois assistí a uma peça na FAAP (a long time ago) na qual a Marília Pera interpretava Chanel (peça maravilhosa, por sinal) e ontem, meio sem querer (porque eu não sabia que passaria na tv), assistí ao filme "Coco antes de Chanel"...AMEI!
Na verdade, assistir ao filme me fez pensar muitas coisas pelas quais ela passou e enfrentou (sempre de cabeça erguida!), as conquistas, e o "infarto" que a mesma teria se vivesse nos tempos atuais....rs (perdoem-me por assim dizer).

Chanel foi visionária, otimista, criativa e sensacional em um período que as mulheres viviam uma fase super conservadora e puritana. Ela enxergava muito além de sua época, e mesmo com tantas barreiras, sempre acreditou nela mesma, em seu potencial e em seu próprio estilo! Tinha fé, era batalhadora, e não seguia "tendências", ela as criava!
É claro que houve muitas barreiras, e o reconhecimento pessoal e por seu trabalho demorou a chegar, mas quando chegou foi pra valer, prevalecendo até os dias atuais!
Exemplos não faltam! Basta olhar em qualquer loja, e sempre haverá algo que remete à Chanel! Pura e ao mesmo tempo avassaladora, ela mostrou-se uma verdadeira "mulher poderosa", pois escandalizava aos padrões de sua época pelas suas atitudes, sem deixar de ser feminina e romântica.
 Chanel era pura elegância, mesmo quando ninguém enxergava isso. Ela buscava conforto, praticidade e modernidade, quando as mulheres ainda mantinham-se presas ao que a sociedade impunha. Ela foi pioneira no uso de calças, quando somente homens usavam tal peça. Aboliu tudo o que "prendia" o corpo das mulheres (cintas e espartilhos, por exemplo), pois achava que as mulheres podiam ser belas e "respirar" melhor sem 'coisas' apertando as mesmas (admito que adoro espartilhos, apesar dos apertos...rs). Ela não seguia padrões, e sempre colocou 'a mão na massa' descobrindo tecidos, inventando recortes, e criando novidades.
Ela foi a pioneira na criação e uso de muitas peças que a cada nova estação vemos repaginadas de alguma maneira, ou mesmo sendo recriadas, como por exemplo: sapatilhas bicolores (super em alta neste inverno e no próximo verão 2013), colar de pérolas (sempre e inegavelmente chiques), bolsas com alças de corrente (há pelo menos umas 3 estações em alta, e ainda muito procuradas), vestidos pretos (eternamente chiques, elegantes e sempre na moda), além do estilo "navy' ou marinheiro, que são os modelos com listras, fazendo alusão aos temas náuticos (sempre indo e vindo). Com toda certeza, são modelos conhecidíssimos e que toda mulher já fez uso de algum em algum momento de sua vida.
   

Quando eu citei lá em cima que ela poderia "infartar" nos dias de hoje, é porque ví uma cena no filme, que me fez rir. Em certo momento, ela diz à uma mulher que para ser sensual, ela não precisa mostrar tudo e sim o contrário: deixar a curiosidade masculina trabalhar, tentando imaginar o que existe por baixo das vestes da moça em questão. Porque eu ri?!?! Simples, ela achava que os vestidos, tão marcados na cintura, e com pequenos decotes que mostravam "muito", já mostravam demais, e não deixava a mente masculina 'trabalhar'! (gente, lembrem-se que me refiro ao período da Belle Epoque, década de 1920)! Imagina a 'coitada' da Chanel nos dias de hoje, onde não existe somente um decote, mas um super decote, em vestidos mega apertados, com costas de fora e tão curtos que se assemelham à camisetas regatas?!?! Lembrando ainda que Chanel era moderna para os padrões da época, mente aberta e uma mulher super inteligente! Ela nunca em sua vida criou peças que pudessem diminuir as mulheres, mas sim, as valorizar ainda mais, tornando-as mais seguras, livres e verdadeiramente elegantes e femininas!
Talvez há quem discorde de mim, e não tenho o poder da palavra, mas penso muito como ela em muitos aspectos...e, no caso do vestuário, acredito que para a mulher ser sexy, sensual e poderosa, ela realmente não precisa de uma roupa que somente evidencie suas curvas...isso apenas camufla, não mostra a mulher "de verdade" que existe dentro dela (quando existe, é claro!)...
Enfim, eu falaria um pouco mais, mas acho que por hoje basta. Caso queiram mais informações sobre a "Mademoiselle Chanel", podem me dizer, e no que for possível, estou a disposição para informar. ;D

Algumas frases dessa grande mulher que pra mim, é ainda muito mais do pouco que pude dizer:
"Existem pessoas que tem dinheiro e pessoas que são ricas"
"Não importa o lugar de onde você vem, o que importa é quem você é. E quem você é, você sabe?"
"Uma mulher possui a idade que merece"
"Qualquer coisa é bela se vista de uma forma diferente"
"Para ser insubstituível, deve-se sempre ser diferente"
"Elegância é quando o interior é tão belo quanto o exterior"

 
E as que mais gosto:
"A moda sai de moda. O estilo, jamais!"
 "Nossa força nasce dos nossos fracassos e não das nossas vitórias". E não é verdade?

Espero que tenham gostado do post de hoje... 
Adoro Chanel, e acredito que nosso mundo atual está escasso de verdadeiros artistas e "pessoas de verdade". Ela iniciou costurando para pessoas simples, acreditando nela e no seu próprio estilo...o sucesso e clientela vip (celebridades e milionários) foi consequência...e ela se eternizou nos corações e maneira de vestir do mundo inteiro!
Todos de alguma forma, em algum momento, tem o estilo Chanel de ser...!
;D
Beijocas mil!!!!! E uma semana maravilhosa!
E um outro post "de brinde" que encontrei em outro blog: http://www.consueloblog.com/2012/02/o-apartamento-de-coco-chanel/




Nenhum comentário:

Postar um comentário